Blog

07/07/2020

5 Sintomas do Infarto

100 mil brasileiros morrem por ano devido a doença.

Nem sempre o infarto é rapidamente identificado.  Alguns dos sintomas mais comuns são dor no peito, falta de ar, tontura, formigamento e excesso de suor, mas eles podem variar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a doença está entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo e, por ano, mais de 100 mil brasileiros morrem em decorrência dele.

O Infarto também é conhecido como ataque cardíaco. Acontece quando o fluxo do sangue para o coração é interrompido e o coração não recebe sangue e oxigênio suficientes para se manter em atividade. Desta forma, o músculo do coração pode morrer ou ser muito danificado. 

Fatores de risco

O infarto pode ser considerado uma emergência médica. Ao sinal dos sintomas, procure depressa o serviço de saúde.

Diabéticos, com hipertensão arterial, obesos e pacientes que sofrem de estress e depressão, assim como quem tem arritmia cardíaca, completam o grupo de risco da doença.

Mas não podemos ignorar outros fatores de risco como:
• Tabagismo
• Colesterol alto
• Histórico familiar de infarto
• Uso de entorpecentes

Prevenção

Além da prática regular de exercícios físicos, alimentação adequada e cessação do tabagismo, a prevenção de doenças como a aterosclerose, diabetes e obesidade são fundamentais para evitar o entupimento das artérias e consequente infarto.

GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor sua qualidade de vida!