Blog

24/04/2020

Abril marrom, mês de conscientização e prevenção da cegueira

A curiosidade é que a cor marrom foi escolhida para este mês por ser esta justamente a cor dos olhos da maioria dos habitantes do Brasil.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) registra cerca de 1,2 milhão de brasileiros afetados pela cegueira. Mas grande parte dessas pessoas poderiam estar enxergando se tivesse tido um diagnóstico precoce. Isso porque entre 60% e 80% das doenças oculares que provocam a cegueira são evitáveis ou tratáveis. Assim, para mudar esta estatística, desde 2016 vem se consolidando o mês de abril como o mês da prevenção e combate às diversas espécies de problemas que atingem os olhos e podem causar a cegueira.

"Mesmo que a pessoa hoje não apresente nenhuma doença ocular, é essencial que visite o médico e faça os exames. Isso porque, a grande maioria dos problemas oculares são assintomáticos, ou seja, o paciente só percebe os primeiros sinais da doença nos estágios mais avançados. Desta forma, a prevenção é fundamental. Não podemos negligenciar a nossa saúde ocular”, alerta o oftalmologista Celso Menezes sobre a importância desta data.

Entre as principais doenças que podem causar a cegueira estão:

Catarata

Doença caracterizada pela perda de transparência (opacidade) do cristalino (lente localizada atrás da íris). Clique aqui e saiba mais sobre a doença.

Retinopatia Diabética

Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes mostram que mais de 15 milhões de brasileiros são atingidos por esta doença. Se a pessoa não tiver o tratamento adequado, os vasos sanguíneos dos olhos que levam sangue e oxigênio para as células da retina podem ser danificados, desencadeando a retinopatia diabética, com evolução para a cegueira.

Glaucoma

Essa doença é a principal causa de perda irreversível da visão, especialmente pelo fato do glaucoma ser silencioso. Quando surgem os primeiros sinais, o risco de o paciente ter importante perda da visão é iminente e definitivo.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

É uma doença provocada em uma parte da retina, chamada mácula e que leva a perda de visão progressiva da visão central.

Simples assim, vamos nos prevenir e cuidar dos nossos olhos em todos os períodos da nossa vida!

Prevenção em bebês e crianças

O teste do olhinho é indicado para ser feito logo nas primeiras 48h de vida. O exame serve para verificar se existe alguma alteração no cristalino do olho, como por exemplo a catarata congênita.

É importante também que os pais fiquem atentos as queixas das crianças, como dificuldade em ler ou assistir TV. Além disso, fazer o acompanhamento médico com o pediatra e oftalmologista, só assim será possível identificar qualquer anormalidade.

Ah! Não esqueça também de manter a vacinação em dia. A catapora e o sarampo, por exemplo, podem levar à cegueira.

Prevenção em jovens e adultos

É importante evitar exposição prolongada ao sol. Neste caso, use óculos com proteção UVA/UVB.
Se você tem mais de 40 anos, então não deixe de medir a pressão intraocular anualmente. Este exame detecta o glaucoma. Mas se você tiver algum caso na família, vale o monitoramento desde cedo.

Se você usa maquiagem, nada de compartilhá-las com amigas. Assim você vai evitar doenças como a conjuntivite.

Se você usa lentes de contato, é muito importante fazer a higienização correta e assim evitar infecções e lesões nas córneas e, nunca, nunca mesmo, durma com elas.

Se você é diabético, cuidado redobrado.

Você viu como cuidar da sua saúde ocular também é importante?

Para saber se possui algum problema de visão, buscar ajuda médica sempre será a melhor solução. Então, continue fazendo visitas ao médico oftalmologista a cada 6 meses a 1 ano. 


GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da sua saúde ocular!

DR. Celso Menezes
Médico oftalmologista
CRM-MG 67047. RQE 45489
CRM: 202211/SP

Agende sua consulta aqui!