Blog

23/11/2020

Câncer de próstata atinge mais de um milhão de homens no mundo

 

 

Milhares de brasileiros deixaram de ser diagnosticados durante a pandemia.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens (excluindo os tumores de pele não melanona). É uma doença que atinge cerca de um milhão e meio de pessoas no mundo.

No Brasil, segundo a estimativa do Instituto Nacional de câncer (INCA), mais de 65 mil novos casos serão diagnosticados no ano de 2020. Só para se ter uma ideia, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 50 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico de câncer na pandemia.

PREVENÇÃO

Alguns hábitos saudáveis não vão impedir que uma pessoa tenha câncer de próstata, mas ajudam a diminuir os riscos de se adquirir a doença. Entre eles, estão:
- Manter uma alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais;
- Diminuir a ingestão de gordura
- Fazer uma atividade física ao menos 30 minutos por dia, manter o peso adequado à altura (já que estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado);
- Diminuir o consumo de álcool e não fumar.

SINTOMAS:

A doença pode ser bastante silenciosa no início. De acordo com o médico urologista, Dr. Gabriel Salim, “os pacientes podem não apresentar nenhum sintoma nas fases iniciais. Posteriormente, podem aparecer sintomas com dificuldade de urinar e a necessidade de levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro. Quando na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal”.

DETECÇÃO

Sociedade Brasileira de Urologia recomenda o rastreamento do câncer de próstata por meio de exame de sangue (PSA) e do toque retal para homens a partir dos 45 anos e a partir dos 40 anos para os homens da raça negra ou que tenham histórico de câncer de próstata na família.

FATORES DE RISCO

- Idade superior a 50 anos;
- Pai ou irmão com histórico de câncer de próstata antes dos 60 anos;
- Excesso de gordura animal na alimentação.
“A recomendação é que os homens, mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado para uma avaliação individualizada. O objetivo é ter um diagnóstico precoce, onde a chance de cura será muito maior”, explica Salim.

O QUE É A PRÓSTATA?

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte inferior do abdômen, próxima à bexiga e à porção final do intestino reto.
Ela produz o líquido prostático, que auxilia os espermatozoides na fecundação.

AFINAL, O QUE É O NOVEMBRO AZUL?

É uma campanha internacional criada com o objetivo de conscientizar os homens sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata, e que ganhou nos dias atuais uma visão mais ampliada, buscando chamar a atenção para os cuidados com a saúde masculina como um todo.

RECADO FINAL

Apesar de ser uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. No entanto, esse é um tema importante demais para ser deixado de lado. Por isso, procure um médico, faça seu check up!

Fonte: INCA e SBU


GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor sua qualidade de vida!