Blog

04/04/2022

Casos de dengue aumentam em todo o Brasil. Como devo me cuidar?

 

 

O município de Ribeirão Preto teve um aumento de 122% nos casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal da Saúde. O aumento gradativo na taxa de incidência dos casos de Dengue ocorre em todo o no Brasil, segundo dados do governo federal, que revelaram um avanço de 43,2% de casos de um ano pra cá.

Já sabemos que a Dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus que pertence à família dos flavivírus. Esse vírus é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

Os principais sintomas da Dengue costumam ser febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e articulares. Nos casos mais graves, há também hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando se tem perda de sangue ou fluído corporal).

DENGUE OU COVID? – A pandemia do Coronavírus ainda está muito presente em todo o Brasil, por isso é importante que as pessoas fiquem atentas aos sintomas, pois assim como a Dengue, a Covid-19 também causa febre, dor de cabeça, dor no corpo e cansaço.
Os pacientes com Covid, no entanto também apresentam sintomas que não aparecem em pessoas contaminadas pelo vírus da Dengue. Pacientes com Covid apresentam ainda tosse, produção de escarro, dor no peito, falta de ar e alteração do olfato e paladar são sintomas apenas da Covid-19 e não aparecem em pacientes com dengue. 

TRATAMENTO – Ao apresentar qualquer um destes sintomas é importante procurar seu médico para que o diagnóstico e a indicação do tratamento correto sejam indicados com segurança.
As pessoas diagnosticadas com a dengue necessitam de repouso, muito líquido, em especial o uso do soro caseiro em caso de vômitos e o uso correto dos medicamentos indicados por um médico.

COMO PODEMOS AJUDAR NO COMBATE AO MOSQUITO QUE TRANSMITE A DENGUE – Assim como tomamos os cuidados com a higienização das mãos e o uso de máscaras para evitar a contaminação com o coronavírus, também podemos tomar alguns cuidados simples em nossas casas e locais de trabalho para evitar a proliferação do mosquito que transmite o vírus da dengue.

Dentre ações que dependem de nós para ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti estão:

• Deixar lixeiras bem tampadas; 

• Verificar se a caixa d'água está bem coberta; 

• Colocar areia nos pratos de plantas;

• Limpar as calhas;

• Evitar o acúmulo de lixo;

• Cobrir piscinas.