Blog

04/07/2022

Cirurgia de catarata aumenta a qualidade de vida do paciente!

Cuide da sua saúde ocular visitando regularmente seu oftalmologista.

A Catarata é uma doença causada pela falta de transparência do cristalino que compromete a visão e pode causar a cegueira. Mas essa deficiência visual pode ter solução com uma cirurgia.

O procedimento vai remover a opacidade intraocular e restaura a nitidez das imagens. Assim, proporcionando melhor qualidade de vida e, em alguns casos, também ficar mais independente dos óculos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta doença é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo.

No Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que cerca de 30% dos brasileiros, com mais de 60 anos, sofrem desta doença.

Na maioria dos casos, a catarata faz parte do processo de envelhecimento, porém ela pode ser causada por traumas oculares, excesso de exposição ao sol e pelo uso inadequado de medicamentos.

Doenças como a rubéola, nos primeiros meses de gestação, podem a causar catarata no bebê.


Os principais sintomas da Catarata são: 

• Dificuldade de enxergar;

• Visão nublada;

• Visão dupla;

• Dificuldade para ler, dirigir e andar;

• Sensibilidade à luz;

• Alteração da percepção de cores;

• Mudanças frequentes no grau dos óculos.


Como forma de prevenção é necessário a proteção dos olhos de forma adequada da exposição ao sol, manter uma alimentação concentrada em vitaminas - em especial a (A, B e C), reduzir ou não fazer o uso de álcool e tabaco e evitar também o estresse.

O tratamento, recomendado pelo profissional da área (oftalmologista), consiste, na grande maioria das vezes, na intervenção cirúrgica, que possibilita a recuperação da visão. Em 2020, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgou um levantamento que mostra que o número de cirurgias de catarata dobrou nos últimos 10 anos no Brasil. 

É muito importante que o exame de vista seja feito regularmente, pelo menos uma vez ao ano. Lembrando que a maioria dos problemas nos olhos é passível de prevenção e controle, tendo diagnóstico precoce e tratamento adequado.

 

Cuide da sua saúde ocular!

Se precisar de ajuda especializada, conte com o suporte da clínica doqt.

Estamos aqui para cuidar de você e de toda sua família!


GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida!