Blog

25/05/2020

Como está sua autoestima?

Conheça 10 atitudes que você pode ter para aumentar a sua autoestima e ser mais feliz

Veja as dicas da Psicóloga da doqt, Francine Minuti (CRP: 124282/SP)

Autoestima é o maior apreço que você pode ter pela sua vida. Se você está desconectada, se criticando, se agredindo, se magoando, se ofendendo com palavras duras, certamente você não está cooperando com você mesma.

A autoestima é um tipo de afeto que você tem por si mesmo, que faz com que você se conecte com seu eu interior.

Algumas mulheres tem mais autoestima do que outras, e isso tem muito ligação com a forma de criação e como seus pais as prepararam para os desafios da vida. Geralmente, quando você encara o mundo pela primeira vez, você pode sofrer bullying, ouvir coisas que não gosta, que tem problemas, que não é bonita, que não é magra, etc. A mulher não precisa corresponder a um padrão que não seja o dela, que ela não acredita, ou não a agrada.

Quando a pessoa possui autoestima, mesmo sem seguir os padrões ditados pela moda, pela sociedade, ela se sente bem, bonita, inteligente, pois conhece seus valores e sabe onde quer chegar.A autoestima nos traz segurança, confiança, bem-estar e tranquilidade.


Você também pode recuperar a sua autoestima.

A autoestima está dentro de você, como se fosse um espelho mágico, inquebrável, que não estraga, não risca.

Às vezes, o seu espelho pode estar deitado em um chão lotado de entulho, e aí, quando você olha pra esse espelho, você não se vê, mas sim o entulho, e é neste momento que você tem que ter a clareza de que não é você que está ali.

O que é esse entulho? São taxações como “sua burra, gorda, não é capaz, etc”. São os entulhos que as pessoas vão jogando através dos pais, dos colegas de escola, professores, colegas de trabalho, chefes, etc.

Se você olhar pra este espelho e levar em conta tudo o que ouve ou imagina que falam de você, o reflexo não será positivo, pois estará vendo o entulho. Quando você retira esse entulho, limpa o espelho e dá uma polida, você vê quem verdadeiramente você é.


Trabalhe sua autoestima em todos os momentos da vida.

A autoestima ou valor dado a cada pessoa por si mesma é muito importante para o bem-estar mental e físico de qualquer pessoa, já que a aceitação de si mesmo se reflete em cada aspecto da vida.


Como melhorar a autoestima?
- Elimine a culpa;
- Nada de se comparar com outras pessoas, você é única;
- Não se apegue às experiências ruins;
- Confie em você e nas suas capacidades;
- Não desanime com seus erros, aprenda com eles;
- Entenda que ações e decisões combinam com você;
- Não minta pra você mesmo, seja sincero;
- Seja grato;
- Suas vitórias devem ser comemoradas;
- Não viva do passado, mas do presente;

Deixe que a autoestima cresça em você, alimente bons pensamentos sobre si mesma e assim, será possível ver a transformação que você merece. Seja feliz!

GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor sua qualidade de vida!