Blog

08/03/2021

Conheça os sintomas da endometriose

 

 

Doença atinge 1 em cada 10 brasileiras e pode ser responsável pela infertilidade

Você tem endometriose? Saiba que você não está sozinha. Ela atinge cerca de 10% das brasileiras de acordo com o Ministério da Saúde. Esta doença pode se agravar a cada menstruação e pode virar um tormento. Além disso, pode dificultar a vida de quem deseja ter filhos, pois afeta o funcionamento das tubas, prejudica a qualidade do óvulo e a implantação do embrião no útero. Por isso, procure um médico caso apresente algum sintoma.

Afinal, o que é endometriose?

A endometriose é uma doença inflamatória causada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, em vez de serem eliminadas durante o período menstrual, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais rápido e eficiente é o tratamento.

Entre os sintomas estão:
- Dor intensa em forma de cólica durante o período menstrual;
- Dor durante as relações sexuais;
- Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
- Dificuldade de engravidar. A infertilidade está presente em cerca de 30 a 40% das mulheres com endometriose.

A endometriose atinge especialmente mulheres que estão no período reprodutivo. A doença pode surgir logo após as primeiras menstruações. O diagnóstico não é fácil e pode ser feito através de exames preventivos, como os ginecológicos, laboratoriais, de imagem e até mesmo uma biópsia.

Tratamento

Como é uma doença crônica, ela pode regredir espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos e o fim das menstruações.

Mulheres mais jovens podem utilizar medicamentos que suspendem a menstruação. Mas se apresentarem lesões maiores, elas devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.

Mas o tratamento é individual, vai depender de cada mulher. Por isso, em caso de dúvidas, procure seu ginecologista!

Se precisar de ajuda especializada, conte com o suporte da clínica doqt. Estamos aqui para cuidar de você!


GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor sua qualidade de vida!