Blog

11/05/2021

Pés e tornozelos merecem cuidados

 

 

Eles são muito importantes porque sustentam nosso corpo

Você já parou para pensar sobre a quantidade enorme de impactos que os nossos pés e tornozelos sofrem no dia a dia? Então, são muitos. Por isso, é muito importante cuidar deles. 

O principal papel dos pés e tornozelos é o de sustentar o nosso corpo, possibilitando ficarmos de pé e executarmos os movimentos de andar, correr, caminhar, dirigir, pular e de fazermos qualquer tipo de atividade física.

Mas todos os impactos que eles podem sofrer, alguns deles não são sustentados e aí acontecem as lesões. Neste caso é importante procurar o ortopedista, que irá diagnosticar o que pode estar acontecendo com o paciente e também oferecer tratamentos que serão capazes de ajudá-lo a recuperar sua qualidade de vida.

“O objetivo de todo esse cuidado é analisar os possíveis danos e alterações dos ossos e articulações que possam estar causando qualquer tipo de deformidades nos pés e tornozelos. O tratamento vai depender de cada caso e do histórico do paciente. O importante mesmo é restabelecer os movimentos de forma funcional e melhorar sua qualidade de vida”, explica o ortopedista Guilherme Favaretto (RQE 86451 CRM 175.019).

Dentre as principais doenças que acometem o pé e o tornozelo estão: 
- Entorses e fraturas do pé e tornozelo, 
- Fasceite plantar, 
- Tendinopatias do Aquiles , 
- Metatarsalgias, 
- Neuroma de Morton, 
- Pé diabético,
- Deformidades como pé plano, pé cavo hálux valgo (joanete),
- Gota, 
- Osteoartrite, 
- Artrite reumatoide, 
- Síndrome de reiter, 
- Tendinopatia, 
- Tendinite,
- Síndrome do túnel do tarso.

Se precisar de ajuda especializada, conte com o suporte da clínica doqt. Estamos aqui para cuidar de você!


GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida!