Blog

27/04/2022

Por que algumas pessoas têm manchas brancas em algumas áreas do corpo?

Caracterizada pela perda de coloração da pele, com o surgimento de manchas brancas, o Vitiligo é uma doença não contagiosa que afeta de 1 a 2% da população mundial, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A doença tem chamado à atenção do Brasil nos últimos dias porque a modelo Natália Deodato, participante do BBB 2022, tem manchas esbranquiçadas na pele, principalmente, no rosto e nas mãos.

São justamente estas partes do corpo, além dos cotovelos, joelhos, rosto e as extremidades dos membros inferiores e superiores (mãos e pés), as mais atingidas pelas manchas características do Vitiligo.


MAS O QUE CAUSA ESSA DOENÇA?

Em primeiro lugar, é importante reforçar que o Vitiligo não é uma doença contagiosa e não causa nenhum prejuízo a saúde das pessoas afetadas.

Ele é causado pela diminuição ou falta de melanina (pigmento que dá cor à pele) e que não há como prever o surgimento e a evolução.

Ainda não se sabe exatamente o que causa a disfunção destas células, mas acreditasse que fatores emocionais podem agravar o aparecimento e evolução do Vitiligo.

É importante ressaltar que o Vitiligo é diagnosticado e tratado por um médico dermatologista.

Este especialista está capacitado para avaliar se o paciente realmente está afetado pela doença, que é autoimune (quando há um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos) e se existe alguma outra doença associada.

O tratamento é determinado com base em uma avaliação médica detalhada, que envolve o levantamento do histórico de saúde do paciente e exames de sangue e a biopsia de uma região afetada para descartar a hipótese de micose ou de outras doenças dermatológicas que causam despigmentação. 

Não existem formas de prevenção do Vitiligo, mas os pacientes já diagnosticados com a doença podem tomar alguns cuidados necessários para a saúde da pele.

É recomendado que pacientes diagnosticados com Vitiligo diminuam a exposição ao sol, evitem usar roupas que provoquem atrito nas áreas afetadas e que busquem controlar o estresse, mantendo um estilo de vida saudável mais saudável.

Se precisar de ajuda especializada, conte com o suporte da clínica doqt. Estamos aqui para cuidar de você!


GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida!