Blog

13/07/2022

Você sabe o que é climatério?

 

 

Climatério é um período de transição que as mulheres passam no qual ocorrem a última menstruação e chegam na menopausa.

Nesse período, geralmente por volta dos 40 até os 65 anos de idade, ocorre a diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais fiquem irregulares, até acabarem por completo.

Ondas de calor, tonturas e palpitações, transpiração, depressão, distúrbios menstruais, irritabilidade, diminuição da elasticidade da pele, vagina e colo do útero com coloração rosa pálido e com características hipotróficas são alguns dos sintomas deste período. 


DIAGNÓSTICO E AMENIZAÇÃO DOS SINTOMAS

O diagnóstico é clínico, geralmente levando em consideração os sintomas acima citados, mas em um exame clínico pode-se avaliar outras mudanças como gordura corporal com incremento da deposição de gordura no abdômen e, eventualmente, aumento do peso em relação ao seu padrão habitual da paciente.

O tratamento para amenizar os sintomas deve ser recomendado por um ginecologista, levando em consideração o histórico de saúde da paciente.

O tratamento pode envolver reposição do estrogênio, uso de antidepressivos ou fito hormônios.


Fora o tratamento recomendado por um especialista, as pacientes no período climatério podem tomar alguns cuidados que ajudaram a prevenir/reduzir os sintomas e irão refletir na melhora da sua qualidade de vida:

• Tomar sol;

• Evitar consumo de álcool e outras drogas;

• Fazer refeições mais leves;

• Beber bastante água;

• Praticar exercícios leves e regularmente. 


Faça seu check up ginecológico pelo menos uma vez ao ano!


Se precisar de ajuda especializada, conte com o suporte da clínica doqt.  Estamos aqui para cuidar de você e de toda sua família!


GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida!