Especialidades
Mastologia

O que é a Mastologia?

Mastologia é a especialidade médica que presta atendimento e dá atenção especial às doenças, alterações congênitas e adquiridas das mamas ou a elas relacionadas. Mastologista é médico responsável em examinar, diagnosticar e tratar dos casos relacionados a estas regiões do corpo feminino.

A Sociedade Brasileira de Mastologia indica que o primeiro exame de mamografia seja realizado aos 40 anos e que a visita ao mastologista seja anual. Mas se você realizar o autoexame de mamas e perceber algum indicio de alteração, você deve procurar um mastologista, independentemente da idade.

Se houver algum caso de câncer de mama na família, os exames de verificação devem ser definidos pelo mastologista junto com a paciente. E Não se esqueça, quanto mais cedo o diagnóstico, maior será a chance de cura.

Conte com um mastologista da doqt!

Quando procurar o mastologista?

A recomendação é que se procure o mastologista uma vez ao ano. Mas se você estiver em grupo de risco (acima dos 40 anos e com casos de câncer de mama na família) devem começar o acompanhamento mais cedo e, muitas vezes, mais de uma vez ao ano. 

Mas o atendimento não é feito só com mulheres, os homens também devem ficar atentos às alterações nas mamas. 

A visita ao mastologista não ajuda a prevenir somente o câncer. Existem outras doenças que podem ser evitadas, como:
- Nódulos;
- Assimetrias;
- Mastites (inflamação causada por bactérias que podem aparecer durante a amamentação);
- Ginecomastias (crescimento anormal das mamas masculinas);
- Aumento no volume das mamas;
- Vermelhidão;
- Secreção mamilar;
- Retração mamilar;
- Descamação mamilar;
- Dores nas mamas.

O que esperar da consulta ao mastologista?

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de ir ao mastologista.
Você precisa se sentir segura e confortável com o profissional, por isso é muito importante que seja um médico de confiança.

Na primeira consulta com esse especialista o mesmo deverá fazer a anamnese, uma conversa para que o especialista possa conhecer melhor o paciente, funciona como uma entrevista. Você deve falar sobre seu histórico familiar, atividades física, alimentação e possíveis queixas.

Após esse questionário o Mastologista iniciara exame clínico das mamas por meio de toque e solicitar exames complementares. Ele pode, quando necessário, realizar uma punção (espécie de biópsia), e é ele o responsável por uma eventual cirurgia.

Na consulta, não esqueça de levar exames anteriores (caso tenha), liste os medicamentos que você toma, não esconda informações e não saia do consultório com dúvidas. Informe o que achar importante, especialmente se a consulta for por causa de alguma anormalidade encontrada nas mamas.

Assim, sua consulta será mais produtiva!

Exames mais pedidos pelo mastologista:

  • • Mamografia
  • • Ultrassom
  • • Ressonância Magnética
  • • Biópsia ou Punção

FICOU INTERESSADO(A)?

Clique no botão abaixo e fale agora com a gente

Agende sua consulta

Agende sua consulta aqui!