Blog

04/03/2024

Brotoejas: o que são e como tratar?

Também conhecida como miliária, a Brotoeja é uma dermatite inflamatória causada, normalmente, pelo excesso de calor e de suor. Esta dermatite não é contagiosa e é mais comum em bebês, em geral recém-nascidos.

A brotoeja por aparecerem qualquer parte do corpo e tem como sintomas: bolinhas vermelhas semelhantes a espinhas, que causam coceira; marchas vermelhas e ligeiro inchaço.
As principais causas para o surgimento de brotoejas são:
- Imaturidade das glândulas (recém-nascidos);
- Ambientes muito quentes e úmidos;
- Atividades físicas muito intensas;
- Febre alta.

QUANDO FICAR ALERTA – A brotoeja não é grave e tende a desaparecer naturalmente, mas quando há um aumento da dor, a vermelhidão aumenta ou redor da brotoeja fica quente, com sinais de infecção. Nestes casos, é necessário buscar uma avaliação de um dermatologista imediatamente.

DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO – O diagnóstico de brotoeja é feito por um dermatologista, com base na avaliação dos sintomas e histórico do paciente. O tratamento e recomendado com base nesta avaliação e varia de paciente para paciente. Lembre-se, não é recomendada a alto medicação, pois o tipo de medicação e a dosagem é sugerida de acordo com o quadro de saúde de cada paciente.
Segue algumas dicas de como evitar o aparecimento de brotoejas:
- Evite exposição solar;
- Use ar-condicionado ou ventilador em ambientes muito quentes;
- Use roupas frescas, largas e de preferência com tecido de algodão;
- Tome banho com água morna ou fria;
- Use sabonete neutro;
- Aplique compressas frias nos locais afetados;
- Evite usar cremes e perfumes.