Blog

23/03/2021

Azia na gravidez

 

 

Desconforto atinge de 17% a 45% das futuras mamães

Durante a gravidez muita coisa muda no corpo e na rotina da mulher e sentir azia é muito comum entre as mamães. Mas não significa que não mereça atenção, afinal, é uma sensação desagradável e que pode perturbar a tranquilidade e o bem-estar da mulher.

Estimativas apontam que a azia atinge cerca de 80% das mulheres no terceiro trimestre, ou até mesmo antes, junto com as náuseas e enjoos. Mas pela própria gravidez, é muito importante não sair tomando qualquer coisa para aliviar o mal-estar. Procure seu médico, ele saberá te indicar a melhor solução.

SINTOMA DA AZIA DURANTE A GRAVIDEZ

O principal sintoma da azia na gravidez é aquela sensação de queimação, que às vezes se espalha pelo meio do peito e garganta e provoca um gosto azedo ou amargo. Esse é um sintoma que vai e volta ao longo de toda a gravidez e que só se resolve após o nascimento do bebê.

Mesmo sendo um grande incômodo para a mamãe, a azia não traz risco para a saúde e o desenvolvimento do bebê.

Se sua azia for muito forte, não se automedique, fale com seu obstetra! Somente ele poderá indicar um remédio ou antiácido seguro para sua saúde.

CAUSAS DA AZIA

Hormônios

Com o aumento na produção do hormônio conhecido como progesterona, o anel muscular na base do esôfago tende a relaxar, afrouxando a válvula que controla a entrada de alimentos no sistema digestivo e impede o refluxo de ácido do estômago para o esôfago, provocando uma sensação de queimação. Esse relaxamento pode também deixar a digestão mais lenta, favorecendo o mal-estar e os enjoos.

Anatomia

O Bebê não para de crescer e algumas alterações são inevitáveis no corpo da gestante. Desta forma, o útero vai se expandindo e pressionando a área ao redor do estômago e do intestino. Com isso, retardando a digestão e reduzindo a capacidade estomacal de manter os ácidos em seu interior, favorecendo o refluxo gastroesofágico e a consequente queimação.

ALÍVIO PARA A AZIA

Sim, é possível obter alívio da azia durante a gravidez promovendo algumas alterações na dieta e no estilo de vida.

Mudanças da dieta

Tente evitar alimentos muito gordurosos ou temperados. Faça refeições menores, mesmo que isso signifique alguns lanches saudáveis entre elas. Beber menos chá e café, e outras coisas que contenham cafeína também pode ajudar.

Estilo de vida

Algumas alterações são sempre bem vidas quando falamos em vida mais saudável. Mas cada um pode reagir de forma diferente.

Seguem então, algumas dicas:
a) Mantenha o peso saudável
b) Eleve a cabeceira da cama cerca de 10 a 15 cm
c) Evite refeições perto da hora de dormir
d) Use roupas confortáveis
e) Não fume ou se exponha ao cigarro
f) Evite beber líquidos durante as refeições
g) Consuma regularmente frutas como pera, maçã, manga, pêssego bem maduro, mamão, banana e uvas
h) Mastigue bem todos os alimentos, para facilitar a digestão
i) Fique sentada pelo menos 30 minutos após comer, evitando deitar-se
j) Coma pequenas porções de cada vez, várias vezes por dia

A azia tende a sumir após o parto, pois o estômago volta a ter mais espaço no abdômen e os hormônios femininos voltam ao normal. Mas se você ganhar muito peso durante a gestação ainda pode ter sintomas de azia por até 1 ano após o parto. 

Por tudo isso, cuide-se! Seja acompanhada por um obstetra!

Fonte: Ministério da Saúde

Se precisar de ajuda especializada, conte com o suporte da clínica doqt. Estamos aqui para cuidar de você!

GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida!