Blog

13/05/2020

Clínica doqt realiza testes para o COVID-19

Conheça os diferentes tipos de teste!

A clínica doqt de Ribeirão Preto, em parceria com o Laboratório Meirelles, realiza 3 tipos de exames para diagnóstico da COVID-19. A seguir fique atento as principais diferenças entre eles. Afinal, qual teste seria mais adequado, qual a precisão de cada um e quais os significados dos termos técnicos utilizados?


RT-PCR

Este é um teste genético para detecção de Coronavírus desde os primeiros dias de infecção.

Ele é indicado para pessoas com sintomas graves por mais de 24 horas.

Deve ser feito nos primeiros dias de infecção.

A precisão é altíssima desde os primeiros dias de infecção.

É realizado através da coleta da secreção do nariz e garganta.


TESTE DE ANTICORPOS CORONAVÍRUS (IGG E IGM)

Este é o teste para a detecção dos anticorpos anti-Coronavírus a partir do 10º dia de sintomas. A sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2.

Ele é indicado para pessoas que tiveram sintomas de gripe prolongada e querem detectar a doença ou saber se já estão potencialmente imunizados.

Deve ser feito a partir do 10º dia de sintomas da doença.

A precisão é alta a partir do 10º dia de sintomas da doença.

É realizado através do exame de sangue.

Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode resultar num resultado falso negativo. Neste caso, uma nova coleta pode ser necessária. É importante ressaltar, ainda, que nem todas as pessoas que têm infecção por SARS-COV-2 desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis, principalmente aquelas que apresentam quadros com sintomas leves ou não apresentam nenhum sintoma.

Desse modo, podem haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram COVID-19 confirmada por PCR.


TESTES RÁPIDOS

A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta.

O teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus.

O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma.

os resultados dos testes rápidos devem ser interpretados por um profissional de saúde, considerando informações clínicas, sinais e sintomas do paciente, além de outros exames confirmatórios. Somente com esse conjunto de dados é possível fazer a avaliação e o diagnóstico ou descarte da doença.

Os testes rápidos para COVID-19 são similares aos testes de farmácia para gravidez. No caso do teste para COVID-19, faz-se uso de uma lâmina de nitrocelulose (uma espécie de papel) que reage com a amostra e apresenta uma indicação visual em caso positivo.


Agendar seu exame é fácil:

Ligue: (16) 3877-4700 ou pelo whatsapp: (16) 98117-1701


Fonte: Ministério da Saúde e Anvisa