Blog

19/02/2020

Diet x Light

Vocês já se perguntaram sobre a diferença entre o alimento diet e light?
 


Essa é mesmo uma dúvida frequente. Mas nossa nutri vai esclarecer agora aquela dúvida que temos durante as compras de supermercado!


Os produtos diet possuem a isenção de um determinado ingrediente, como açúcar, gordura e sal. A maioria dos alimentos diet são sem açúcar, mas é importante estar sempre atento aos rótulos, para ter certeza de qual ingrediente foi retirado.


Já os produtos light são aqueles que possuem uma redução de, pelo menos, 25% de calorias, ou determinado nutriente, como sal, açúcar ou gorduras quando comparado ao alimento ou produto convencional. 


Vale ressaltar que os alimentos diet muitas vezes não apresentam diminuição significativa de calorias, então não são indicados para pessoas com interesse em perda de peso. 


Já os alimentos light na maioria das vezes possuem redução de calorias mas, como todos os alimentos, devemos estar sempre atentos aos outros ingredientes que compõem o produto.


Os alimentos diet e light nem sempre são sinônimos de produtos saudáveis, pois quando um ingrediente é retirado ou diminuído, pode ser necessário o acréscimo de outros ingredientes para o alimento se aproximar da textura, cor, sabor e aroma original.


Fica a dica!


Letícia Grave
Nutricionista - CRN: 53764/SP