Blog

26/01/2021

Janeiro Branco destaca a importância da saúde mental





E você, já refletiu sobre como você pode melhorar sua vida emocional e bem-estar?

O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.

O Janeiro Branco é uma campanha que foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre a saúde mental e promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional.

A questão que motivou a criação da campanha é bem simples (e muito séria): as pessoas estão adoecendo mentalmente em quantidade e ritmo preocupantes. Segundo dados da (OMS), cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. O número é equivalente a 5,8% da população. Estamos falando de uma doença mental que, segundo o estudo, pode alcançar de 20% a 25% das pessoas no Brasil. A ansiedade, por sua vez, afeta quase 20 milhões de brasileiros (cerca de 9,3% da população). Isso inclui o transtorno obsessivo-compulsivo, problemas de fobia, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico.

Um dos problemas que a campanha Janeiro Branco busca combater, é justamente a falta de conhecimento sobre o tema, além de outros obstáculos que dificultam a discussão. 

“Historicamente, a saúde mental foi tratada como um tabu na maior parte do mundo. Mesmo que nos últimos anos tenham surgido grandes avanços nos estudos da Psicologia e da Medicina, o tema demorou para ser abordado como uma questão social. No Brasil, por exemplo, a Reforma Psiquiátrica, que é um grande marco em relação a isso, só ocorreu em 2001e ainda enfrenta problemas”, ressalta a psicóloga Verônica Parente (CRP: 153165).

Por falta de conhecimento ou diversos outros motivos, parte das pessoas não tem o hábito de conversar sobre isso, por medo de se expor ou de demonstrar uma suposta fraqueza.

Um fator agravante em 2020 e 2021 é que nesse período de pandemia, o isolamento social e o aumento da desigualdade são alguns dos fatores que facilitam o sofrimento psíquico.

Se precisar de ajuda, não tenha vergonha de procurar atenção especializada em saúde mental. Conte com o suporte da clínica doqt. Estamos aqui para cuidar de você!


GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor sua qualidade de vida!
 

Agende sua consulta aqui!