Blog

19/05/2020

Manter o controle da pressão arterial é uma forma de se prevenir de formas graves da Covid-19.

Em tempos de covid-19 é importante se prevenir e não abandonar o tratamento.

A hipertensão arterial, conhecida também como pressão alta, é uma doença crônica e atinge um a cada quatro adultos brasileiros, conforme dados do Ministério da Saúde. Ela está na lista de doenças que representam grupo de risco para a Covid-19, por isso, é importante reforçar ainda mais as medidas de prevenção. Também, não menos necessário, é seguir o tratamento e continuar o acompanhamento com o seu médico.

Você sabe o que é hipertensão arterial?

A Hipertensão arterial é caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

A doença está frequentemente associada a alterações de colesterol, excesso de peso, intolerância à glicose e diabetes mellitus. Mas os fatores externos também podem colaborar para as causas ou agravamento da hipertensão, como por exemplo, os maus hábitos alimentares e comportamentais.

Você sabe quais são os sintomas da hipertensão arterial?

Esta é uma doença que pode nos enganar direitinho. Em muitos casos ela é silenciosa e não apresenta nenhum sinal. Mas podem acorrer alguns sintomas como dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Por isso, é sempre bom verificar regularmente a pressão.

Mas se você teve aumento da pressão e ela normalizou, continue usando o remédio! Mesmo sem apresentar os sintomas, continue o uso correto e regular da medicação prescrita pelo seu médico.

Como está sua alimentação?

Uma alimentação equilibrada pode ser sua forte aliada no combate a hipertensão. Uma boa dica é evitar os alimentos ultraprocessados e dar mais atenção a um cardápio mais natural, com mais verduras, legumes e frutas (o ideal também é procurar orientação de uma nutricionista). E não se esqueça de diminuir a quantidade de sal. O consumo excessivo de sal está relacionado ao aumento do risco de doenças crônicas, como a hipertensão.

Uma alimentação mais saudável ajuda não apenas no controle da pressão arterial, mas também na obtenção e manutenção de um peso saudável. Já que o excesso de peso influencia no aumento da pressão arterial, enquanto que a perda de peso, para níveis saudáveis, contribui para redução ou manutenção da pressão.

Você não faz atividade física?

Atividade física sim! É importante manter práticas regulares de atividade física, não apenas para o controle, mas também para a prevenção. Busque uma atividade que combine com você, faça ela ser divertida, use a criatividade e coloque seu corpo para se mexer.

Vamos lá?

Você é hipertenso(a)? O cuidado deve ser redobrado durante a pandemia

De acordo com o Ministério da Saúde, pacientes portadores de doenças crônicas, como a hipertensão arterial, estão dentro do grupo de risco, pois apresentam versões mais graves no quadro de Covid-19. 

Isso significa dizer que a infecção se desenvolveu rapidamente para a síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória aguda e outras complicações. Vale lembrar ainda que a hipertensão pode estar associada a outras doenças também, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

Por isso, é importante manter o controle da pressão arterial, seguir o tratamento adequadamente e continuar o acompanhamento com seu médico.

Você pode optar por consultas virtuais (a clínica doqt oferece este serviço). Mas caso não possa, basta manter todos os cuidados de higiene, o uso de máscaras e o distanciamento. Só não vale perder as consultas!

Fonte: Ministério da Saúde

GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor sua qualidade de vida!