Blog

12/11/2020

Novembro é o mês de combate ao diabetes

A previsão é que até 2045, 700 milhões de pessoas sejam portadoras da doença

Cerca de 463 milhões de pessoas no mundo convivem com o diabetes. A doença atinge 1 em cada 11 pessoas entre 20 e 79 anos. O que mais preocupa as organizações de saúde é que 50% das pessoas com a doença ainda não foram diagnosticadas. 

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, nossa principal fonte de energia.

Quando a glicose se acumula no sangue (hiperglicemia), os vasos sanguíneos, nervos e diversos órgãos podem sofre sérios danos devido a este excesso de açúcar na circulação.

EXISTEM TRÊS TIPOS DE DIABETES:

Gestacional
Diabetes gestacional é quando há elevação da glicose durante a gravidez. Geralmente está associada à dificuldade de ação da insulina por hormônios específicos da gestação. A doença pode trazer sérios riscos para a mãe e para o bebê. 

Tipo 1
Este tipo de diabetes está principalmente associado à deficiência de produção de insulina pelo pâncreas. É o mais comum entre as crianças e adolescentes.
 
Tipo 2
Diabetes tipo 2 acontece quando o nível de glicose (açúcar em sangue) é muito alto e o corpo não produz ou não usa insulina adequadamente. 

Mas o que é insulina? “É um hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose (açúcar) entrar nas células e que se converta em energia”, explica a médica clínica geral, Dra. Zueellem Salas.

CAUSAS E FATORES DE RISCO DO DIABETES TIPO 2

- Obesidade 
- Idade acima de 40 anos
- Pré-diabetes
- Sedentarismo 
- Predisposição Genética 
- Diabetes gestacional 
- Hipertensão Arterial
- Dieta exagerada em gorduras saturadas, produtos industrializados, carboidratos simples (pão, arroz, macarrão).

SINTOMAS DIABETES TIPO 2

- Sede constante 
- Boca seca
- Vontade de urinar toda hora
- Perda de Peso
- Formigamento em pernas e pés 
- Feridas que demoram a cicatrizar
- Cansaço frequente.

DIAGNÓSTICO DIABETES TIPO 2

O diagnóstico é feito com exames de sangue solicitado pelo médico. “ A maioria das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. A doença atinge especialmente os adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose”, esclarece a dra. Zueellem Sala.

TRATAMENTO DIABETES TIPO 2

- Manter estilo de vida saudável 
- Realizar atividade física 
- Dieta, é o componente importante no controle da doença, não abusar de carboidratos e de gorduras
- Medicamentos como antidiabéticos/ hipoglicemiantes orais, ou Insulina em casos mais graves.
Previna-se! 

Fonte: SBD

GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor sua qualidade de vida!