Blog

14/02/2024

O que é um AIT? O Ataque Isquêmico Transitório (AIT) pode ser um sinal de alerta de um futuro acidente vascular cerebral.

Ataque Isquêmico Transitório (AIT):
Segundo especialistas o AIT também conhecido como mini-AVC, acontece quando há uma interrupção temporária da passagem de sangue para uma determinada área do cérebro. Geralmente, os sintomas duram menos de uma hora e não causam lesão cerebral permanente.
O AIT é semelhante ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas, no AVC, a interrupção do fluxo sanguíneo a uma parte do cérebro ocorre de forma definitiva, deixando sequelas.
MESMO QUE PACIENTE JÁ ESTEJA ASSINTOMÁTICO DEVE SER AVALIADO - Os sintomas são semelhantes à de um AVC, mas como são temporários, costumas ser negligenciados. Por isso especialistas alertam que mesmo que o paciente chegue a unidade de saúde assintomático, ele deve passar por uma avaliação, pois o Acidente Isquêmico Temporário pode ser um alerta para algum problema mais grave, como por exemplo, um AVC.
Por isso, é importante que mesmo que esteja assintomático, o paciente seja minuciosamente examinado e permaneça em observação por algum tempo. 
DIAGNÓSTICO E SINTOMAS – O diagnóstico é clinico, levando em consideração os sintomas que o paciente teve e um exame detalhado feito por um médico. É recomendado que o paciente seja avaliado por um neurologista, que está apto a identificar pequenas alterações no quadro neurológico. É importante também passar pela avaliação de um cardiologista. 
Dentre os sintomas que uma pessoa que está tendo um AIT pode apresentar estão: fraqueza em um dos braços ou em uma das pernas; dormência em um lado do corpo; fala enrolada ou perda repentina da visão de um dos olhos.
FATORES DE RISCO - Alguns dos fatores para um AIT de risco:
   Hipertensão;
   Tabagismo;
   Diabetes;
   Obesidade abdominal;
   Consumo excessivo de álcool;
   Falta de atividade física;
   Estresse psicossocial;
   Doenças cardíacas. 

Se precisar de ajuda especializada, conte com o suporte da clínica doqt. Estamos aqui para cuidar de você!

GOSTOU DAS DICAS?
Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida!