Blog

20/02/2024

Quando a queda de cabelos é muito intensa, é importante consultar um dermatologista.

A queda de cabelo é um problema que atinge milhões de pessoas em todo o mundo – tanto nas mulheres quanto nos homens. Mas é importante observar que a queda de cabelos é diferente da Calvície – comum nos homens, que é uma doença hereditária responsável pela perda progressiva dos cabelos.

 É considerado normal, a queda diária de 50 a 100 fios de cabelo, principalmente nas épocas mais frias do ano - outono e inverno, quando a raiz do cabelo fica menos irrigada, sofrendo a ausência de nutrientes e os frios caem com mais facilidade. E quando, com o passar do tempo, os fios vão se tornando mais finos e rarefeitos.

É importante ficar atento a queda excessiva de cabelos, pois ela pode estar associada a alguns problemas de saúde, dentre eles: 
- Estresse;
- Excesso de Vitamina A ou B;
- Alterações Hormonais;
- Anemia;
- Uso de Antidepressivos e outros remédios;
- Hipotireoidismo; 
- Covid -19.

Pode ocorrer queda de cabelos também durante a gravidez.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO - Quando a queda de cabelos foi muito intensa, é importante procurar um médico dermatologista para que ele faça o diagnóstico correto e possa indicar o tratamento de acordo com o quadro de saúde do paciente.

ESTÉTICA – É importante se preocupar com aparência dos cabelos, entretanto, vale muito a pena ficar atento a alguns cuidados: Lembre-se que o uso de frequente de produtos químicos, da chapinha e penteados, podem contribuir para a quebra de cabelos.

Lembre-se também que a alimentação também interfere na saúde capitar. Além disso, os cuidados com a higiene dos cabelos são muito importantes, procure orientação de profissionais na escolha de shampoos e condicionadores.
Sendo importante cuidar da alimentação, com a reposição e ingestão de nutrientes importantes para nossa saúde, shampoos e remédios indicados somente pelo profissional da área.