Blog

27/11/2020

Tabagismo mata milhões de pessoas por ano

 

 

Não fumantes também são vítimas da doença

Se você fuma provavelmente conhece, pelo menos, uma das consequências do tabagismo. Sim, ele mata cerca de 7 milhões de pessoas por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). E não é só, esta doença crônica afeta também cerca de 1,2 milhão de não fumantes que são expostos ao fumo passivo.

“O tabagismo é considerado uma doença epidêmica, que causa dependência física, psicológica e comportamental. Bem parecido com o que acontece com o uso de outras drogas, ressalta a médica Clínica Geral, Zueellem Salas.

No Brasil, morrem 23 pessoas por hora devido às doenças causadas pelo tabagismo ativo e outras 7 pessoas por dia devido às doenças provocadas pelo tabagismo passivo.


Como o tabagismo pode afetar sua saúde?

Existem mais de 50 doenças relacionadas ao tabagismo. Ele é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como câncer de pulmão, ataque cardíaco, derrame cerebral, enfisema pulmonar, bronquite crônica, úlcera gástrica, osteoporose, tuberculose, infecções respiratórias, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, entre outras.                                             

Há diversos produtos derivados de tabaco: cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, bidi, tabaco para narguilé, rapé, fumo-de-rolo, dispositivos eletrônicos para fumar e outros. 

“Qualquer quantidade de tabaco é prejudicial e deixar de fumar é a única opção saudável”, afirma Salas.


GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a cuidar da saúde e ter uma melhor sua qualidade de vida!