Blog

23/04/2020

Você sabe qual escova de dentes deve usar?

A sua escolha vai te ajudar a ter uma boa saúde bucal e evitar doenças.

Quando vamos escolher uma escova de dentes, encontramos no mercado inúmeros tipos, formas e tamanhos, o que torna difícil decidir qual produto comprar. Entretanto, vamos facilitar essa tarefa! E quem vai nos ajudar é a dentista Cíntia Savassi Zorzetto.

Para a correta remoção da placa bacteriana e os resíduos de alimentos devemos dar preferência às escovas macias e com a cabeça pequena, assim será mais fácil higienizar todas áreas da boca, explica a Dra. Cíntia.

Além disso existe o tipo de cabo que pode ser flexível ou não e também o formato da cabeça da escova. Além disso, é importante estar atento ao tipo de cerdas, que são o principal componente da escova. Dessa forma, a indicação para pessoas sem problemas específicos ou déficits na realização de movimentos é o uso de escovas com cerdas planas, macias e niveladas. Estas escolhas devem ser feitas conforme o que for mais confortável para cada pessoa. O objetivo é alcançar todas as áreas e dentes da boca e por consequência obter uma higienização eficiente.

A Dra. Cíntia ainda aconselha que as escovas devem ser trocadas a cada três meses ou quando as cerdas estiverem desgastadas. “É muito importante trocarmos a escova também após uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova doença por meio dos germes que ficam nas cerdas”, explica.

Escolher a escova de dente é uma tarefa muito importante, mesmo que esse seja um objeto aparentemente simples. Mas é ela que vai te ajudar a ter uma higiene bucal eficiente, proteger os dentes, a gengiva e também prevenir doenças, desde uma gengivite até problemas cardíacos. 


Por isso, além de escolher a escova de dentes é importante seguir alguns cuidados diários e cultivar bons hábitos:

Escove bem os dentes: O ideal é escovar os dentes ao menos três vezes ao dia: ao acordar, após almoçar e antes de dormir. Nada de movimentos bruscos para não machucar a gengiva. E não se esqueça, a língua também merece atenção e deve ser escovada.

O uso do fio dental deve ser diário: o fio deve ser passado entre todos os dentes, especialmente entre os últimos, onde se acumulam mais resíduos. Cuidado para não forçar demais e machucar a gengiva.

Creme dental: peça ajuda a seu dentista para escolher o melhor produto para você.

Não exagere no enxaguante bucal: ele ajuda a prevenir contra bactérias, mas se for usado de forma inadequada pode causar manchas e deixar os dentes enfraquecidos. Peça ajuda a seu dentista.

Visite seu dentista: além de cultivar os bons hábitos, a Dra. Cíntia recomenda a visita regular a um dentista, a cada seis meses ou um ano. somente ele poderá avaliar a saúde dos seus dentes e prescrever os cuidados mais adequados.


GOSTOU DAS DICAS?

Então compartilhe essas informações com outras pessoas para que elas também aprendam a escolher corretamente a sua escova de dente e ter uma boa saúde bucal!

Dra. Cíntia Savassi Zorzetto
Dentista
CRO-SP 78409